- 1% Melhor a Cada Dia
- Posts
- Como Criar o Segundo Cérebro o Guia Inicial passo a passo
Como Criar o Segundo Cérebro o Guia Inicial passo a passo
Quantas ideias brilhantes você já teve e esqueceu? Em quantos insights você não conseguiu agir? Quantos conselhos úteis você esqueceu lentamente com o passar dos anos?
Sentimos uma pressão constante para aprender, melhorar e progredir. Passamos inúmeras horas todos os anos lendo, ouvindo e assistindo a conteúdo informativo. E, no entanto, para onde foi todo esse conhecimento valioso? Onde está quando precisamos?
Nossos cérebros simplesmente não são capazes de se lembrar de todos esses detalhes, pois podem armazenar apenas alguns pensamentos a qualquer momento. Fundamentalmente, nossos cérebros são para ter ideias, não para armazená-las.
Construir um Segundo Cérebro é uma metodologia para salvar e nos lembrar sistematicamente das ideias, inspirações, percepções e conexões que adquirimos por meio de nossa experiência.
Um repositório digital externo e centralizado para as coisas que você aprende e expande nossa memória e nosso intelecto usando ferramentas modernas de tecnologia.
Seu Segundo Cérebro servirá como uma extensão de sua mente, não apenas protegendo você dos estragos do esquecimento, mas também ampliando seus esforços ao enfrentar desafios criativos.
O que você precisa para começar ?
Para criar um cérebro todo interligado precisamos de algumas ferramentas e toda a criação de um segundo cérebro é um processo.
Vamos começar simples com a parte essencial.
A principal ferramenta que você precisa para começar a construir o seu segundo cérebro é ter um repositório único de informações, uma caixa de entrada, em que tudo o que for interessante que chega até você possa ser salvo para uma consulta posterior.
Nesse local, você irá salvar coisas como:
Ideias
Novos Projetos
Lista de filmes
Algo para aprender
Anotações de um curso ou aula
Existe muitos aplicativos e ferramentas que podem ser utilizados para essa finalidade, vou passar algumas sugestões.
Qual ferramenta escolher?
A melhor forma de começar a consolidar as suas anotações em um único lugar é utilizar um aplicativo que você já tenha familiaridade.
Eu por exemplo utilizei por muito tempo o Evernote para fazer algumas anotações, mas agora estou mudando para um outro aplicativo chamado Notion.
O princípio básico é que ele deve ser fácil de salvar suas anotações.
Exemplo de aplicativos:
Existe uma infinidade de aplicativos para se fazer anotações sugiro que escolha a que tiver mais familiaridade ou afinidade. Aquele que te deixa mais confortável ao utilizar.
Eu por exemplo me encantei pelo Notion, estou mudando do Evernote. Acho o Notion muito bonito, fluido, fácil edição, simples e com muitas funcionalidades.
Mas gosto é gosto…cada um tem o seu.
Experimente alguns apps e veja o que melhor se adapta.
Organizar
Capturar informação é a parte fácil, o mais complicado mesmo é manter tudo organizado que seja fácil de ser encontrado depois.
Para isso é necessário método de organização desenvolvido pelo Tiago Forte chamado PARA.
Projetos: esforços de curto prazo (no trabalho ou na vida pessoal) que você assume com um determinado objetivo em mente
Áreas: responsabilidades de longo prazo que você deseja gerenciar ao longo do tempo
Recursos: tópicos ou interesses que podem ser úteis no futuro
Arquivo: Itens inativos das outras 3 categorias

Projetos
São as frentes que você está atuando nesse momento, iniciativas que está acompanhando, desejos, empresas, que são coisas que serão atualizadas com frequência.
Pode ser um blog que escreve, um curso que está fazendo, um livro que está lendo. Você cria uma pasta para cada um de seus projetos.

Areas
São as suas áreas da vida que merecem sua atenção e equilíbrio como Saúde, Vida Espiritual, Trabalho, Carreira, Família.
Aqui você vai colocar seus objetivos de vida para cada uma das áreas.

Pesquisa
São assuntos que você está se interessando no momento e quer se aprofundar mais e podem ser úteis para uma consulta futura. Eu por exemplo estou querendo aprender mais sobre IA, Produtividade, Como Digitar Mais Rápido.
Tudo que eu achar de interessante nessas áreas coloco nessa pasta.

Arquivos
Depois que concluiu seu projeto ou alguma pesquisa não faz mais sentido continuar no radar você pode jogar para a pasta de arquivos, para uma consulta futura.
Na prática como funciona?
O fluxo que de informações funciona da seguinte forma.

Com alguma prática, essa decisão levará apenas alguns segundos.
Prefiro fazer esse “arquivamento” em um lote cerca de uma vez por semana. Abro minha “Caixa de entrada” – uma pasta separada como uma área de retenção temporária onde novos itens se acumulam até que eu tenha tempo de colocá-los em seu devido lugar – e processo de 10 a 20 itens em apenas alguns minutos.
Não pense muito onde você vai colocar uma determinada informação dentro do PARA. O mais importante
✌️O poder de ter um Segundo Cérebro
Cada nota em seu Segundo Cérebro é um registro de algo que você experimentou em sua vida – seja lendo um livro, tendo uma conversa interessante ou concluindo um projeto no trabalho. Com todas as suas ideias mais valiosas ao seu alcance o tempo todo, você nunca precisa lutar e se esforçar para lembrar tudo o que aprendeu.
À medida que seu Segundo Cérebro ganha impulso ao longo de semanas e meses, você começará a se tornar diferente. Você não pensará mais nas coisas isoladamente, mas como parte de uma rede de ideias em que tudo afeta tudo. Você perceberá que algo que aprendeu no trabalho sobre comunicação eficaz também se aplica ao seu debate sobre férias em família. Um fato aleatório que você lê em uma revista de avião acabará sendo útil em uma postagem de blog que você está escrevendo. Uma lição da história da Grécia Antiga que você aprendeu em um podcast em seu trajeto matinal o ajudará a lidar com uma crise no escritório.
Sua mente começará a funcionar de maneira diferente, aprendendo a depender dessa ferramenta externa para recorrer a recursos, referências e pesquisas muito além do que consegue lembrar por conta própria. Você começará a conceber o “seu trabalho” como um todo integrado para o qual poderá apontar, moldar e navegar na direção de sua escolha.
Com o tempo, você começará a reconhecer que tudo o que está aprendendo e vivenciando faz sentido. Você pode ver, mapeada nas notas que está cultivando, a estrutura subjacente de sua vida. Por que você faz as coisas, o que você realmente quer, o que é realmente importante e o que não é.
Seu Segundo Cérebro torna-se como um espelho, refletindo de volta para você quem você pensa que é, quem você quer ser e quem você pode se tornar. Porque você sabe como capturar e fazer uso de qualquer coisa, cada experiência que você tem se torna uma oportunidade de aprender e crescer.
Mais artigos sobre produtividade:
Reply