A técnica Feynman: aprenda qualquer assunto de maneira efetiva

“Se você não pode explicá-lo simplesmente, você não o entende bem o suficiente” – Albert Einstein (atribuído)

Introdução

Aprender algo novo pode ser um desafio, especialmente quando se trata de conceitos complexos ou difíceis de entender. Felizmente, existe uma técnica chamada Feynman, desenvolvida por Richard Feynman, um físico americano e ganhador do prêmio Nobel, que pode ajudar você a aprender qualquer assunto de maneira efetiva. Neste post, vamos explorar o que é a técnica Feynman, como ela funciona e como você pode aplicá-la para melhorar seu aprendizado.

O que é a técnica Feynman?

A técnica Feynman é uma abordagem de aprendizado que envolve quatro etapas simples que ajudam você a consolidar o conhecimento e a compreensão de um assunto. As quatro etapas são as seguintes:

  1. Identifique o tópico

  2. Ensine a uma criança

  3. Identificar lacunas de conhecimento

  4. Simplificar

Ao seguir essas quatro etapas, você não apenas compreenderá melhor o assunto, mas também terá a habilidade de explicá-lo de maneira clara e concisa.

1. Identifique o tópico

O primeiro passo é escolher um tópico que estudamos recentemente e/ou um tópico que gostaríamos de testar nosso conhecimento e compreensão. Isso pode ser literalmente qualquer tópico que quisermos.

Minha recomendação é pegar um pedaço de papel e escrever este tópico claramente no topo da página. Tente não escolher um tópico muito amplo (por exemplo, “medicina”), caso contrário, será impossível executar o passo 2 corretamente. Basta identificar um tópico que seja específico o suficiente para ser explicado em não mais que 5 minutos.

Quais são os benefícios de aprendizagem de identificar o tópico?

  • Isso torna o aprendizado específico  – nosso foco está em uma área de tópico, em vez de um assunto inteiro. Então sabemos  exatamente  o que temos que saber/aprender.

  • Mantém as coisas simples  - aprender um tópico menor e mais específico torna muito mais rápido concluir as 4 etapas da técnica de Feynman. Portanto, é menos provável que fiquemos entediados ou desistamos enquanto aprendemos/revisamos.

  • Enfrentamos nossas fraquezas  – quando memorizamos é fácil pular coisas de que não gostamos. Mas, ao identificar nosso tema, enfrentamos nossas fraquezas e somos forçados a confrontar o que não conhecemos.

2. Ensine a uma criança

Finja que estamos ensinando e explicando o assunto para uma criança pequena ou para alguém que nunca se deparou com o assunto antes. A chave aqui é a simplicidade – explique o conceito usando uma linguagem simples. Não defina simplesmente o conceito, mas, se for um conceito matemático, por exemplo, trabalhe com exemplos para mostrar como o conceito funciona na prática.

“O primeiro princípio é que você não deve se enganar e você é a pessoa mais fácil de se enganar” – Richard Feynman

O erro clássico é tratar a aprendizagem como um processo passivo. A releitura e o destaque são técnicas de aprendizado particularmente populares , mas são bastante ineficazes porque não estamos realmente nos envolvendo com o material de maneira significativa. O ensino, por outro lado, é um método ativo de aprendizagem muito mais eficaz. Afinal, não podemos ensinar algo sem primeiro entendê-lo corretamente.

Meu conselho – pegue seu pedaço de papel e explique o tópico escolhido em detalhes com suas próprias palavras. Tente ser breve, evite jargões técnicos e use exemplos/analogias sempre que possível.

Quais são os benefícios de aprendizagem de ensinar o tópico?

  • Não há como esconder  – quando ensinamos um tópico, não podemos nos esquivar das coisas que não sabemos. Se houver uma lacuna em nosso conhecimento, a encontraremos rapidamente. Lembre-se: o ensino é um ciclo de feedback para descobrir o que não sabemos, não para explicar o que sabemos.

  • Recebemos  feedback externo  – quando aprendemos por meio de anotações, é muito difícil dizer quando aprendemos algo suficientemente bem .  Mas, quando tentamos explicar um tópico para outra pessoa, muitas vezes eles nos informam se não entenderam algo ou se nossa explicação precisa de mais simplificação.

3. Identifique as lacunas de conhecimento

Na etapa três, precisamos identificar as áreas que consideramos difíceis de explicar ou tivemos que retornar às nossas anotações/livros para atualizar nosso entendimento. Se tivéssemos que usar qualquer termo técnico em nossa explicação, deveríamos nos desafiar a quebrar esses termos em componentes mais simples.

Se uma criança se esforça para nos entender, encontramos uma lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida e simplificada na etapa 4. A chave não é apenas identificar áreas complexas de nossas próprias explicações, mas também desafiar e identificar onde temos fizemos suposições com base no que já entendemos intuitivamente. Uma criança não saberá intuitivamente muito sobre nosso tópico, então precisamos garantir que nossas explicações reduzam as coisas ao básico.

Quais são os benefícios de aprendizagem da identificação de lacunas de conhecimento?

  • É uma forma ativa de aprender  – identificando onde estamos lutando, nos tornamos mais intencionais sobre nosso aprendizado. Em vez de cobrir as coisas que já sabemos (como fazemos quando relemos, destacamos e resumimos), focamos automaticamente nossa atenção nos tópicos que precisam ser mais trabalhados.

  • O aprendizado é iterativo  – é  impossível lembrar de um tópico se olharmos para ele apenas uma vez . A técnica de Feynman, no entanto, recompensa a repetição. Ao ensinar um tópico e preencher as lacunas de conhecimento várias vezes, é mais provável que codifiquemos esse conhecimento em nossa memória de longo prazo.

4. Simplifique

A etapa final da técnica de Feynman é reescrever nossa explicação de um tópico em termos mais simples. Isso geralmente envolve reorganizar nossos pensamentos para que a explicação flua mais naturalmente, finalizando pensamentos incompletos e encontrando exemplos mais simples para quebrar ideias complexas. Isso pode levar algum tempo (ou pode ter que ser feito várias vezes) para ficar certo.

Quais são os benefícios de aprendizagem da simplificação?

  • A compreensão começa com a simplicidade  – não entendemos algo a menos que possamos explicá-lo de forma simples. Usar linguagem técnica ou presumir que nosso ouvinte tenha uma linha de base de conhecimento existente significa que provavelmente estamos confiando na memorização, em vez da compreensão.

  • Construímos confiança  – se formos capazes de ensinar a alguém um tópico que antes considerávamos confuso, isso aumenta nossa confiança e nos encoraja a aprender ainda mais.

💡 Por que usar a Técnica Feynman?

Embora pareça ser uma técnica simples, é altamente eficaz.

A técnica nos permite ter uma visão geral rápida de um conceito, identificar áreas que são mais fracas e, criticamente,  requer aprendizado ativo  – somos forçados a ir além da releitura ou destaque passivo e pensar ativamente sobre como explicaríamos um determinado conceito em termos simples.

Também remove automaticamente  a memorização do nosso processo de aprendizagem . Na escola, nós memorizamos quase tudo e rapidamente esquecemos tudo assim que terminamos os exames. Mas a técnica de Feynman vai muito além, esperando que comprovemos nossa compreensão de determinado assunto e esclareçamos nossos pensamentos.

Finalmente, a técnica de Feynman nos leva a  explorar tópicos que nos interessam mais profundamente . E esta é a essência de aprender qualquer coisa: seja curioso e apaixone-se pelo que está aprendendo. Se pudermos nos divertir e aproveitar a jornada, o aprendizado cuidará de si mesmo.

“Apaixone-se por alguma atividade, e faça! Ninguém nunca descobre o que é a vida, e isso não importa. Explore o mundo. Quase tudo é realmente interessante se você se aprofundar o suficiente. Trabalhe tanto e tanto quanto você quiser nas coisas que você mais gosta de fazer. Não pense no que você quer ser, mas no que você quer fazer. Mantenha algum tipo de mínimo com outras coisas para que a sociedade não o impeça de fazer nada” – Richard Feynman

👋 Conclusão

Se quisermos aprender de forma mais eficaz e aprofundar nossa compreensão de um tópico, não há método melhor do que a técnica de Feynman. Todo aluno deve adicioná-lo ao seu arsenal de ferramentas de revisão. Na verdade, todo  aluno  deve aproveitá-lo para aprimorar a compreensão, aumentar a produtividade e melhorar o desempenho. É genuinamente tão útil, independentemente do que estamos procurando aprender.

Você já conhecia essa técnica?

Reply

or to participate.